CATARATA
O que é catarata e suas principais causas:
A catarata é uma alteração ocular que ocorre pela redução e perda de transparência do cristalino, que é a lente natural do olho. A redução da transparência reduz a qualidade visual podendo até causar cegueira. Em geral a progressão é lenta e pode afetar primeiro um olho e depois o outro.
A principal causa da progressão é o envelhecimento natural do cristalino. Alguns fatores são descritos como associados ao desenvolvimento precoce da doença, entre eles estão a diabetes, exposição excessiva ao sol, uso prolongado de colírios de corticóide, traumas oculares prévios e fatores genéticos.
Sintomas causados pela catarata:
Os principais sintomas da catarata envolvem visão turva e borrada, dificuldade para enxergar e definir imagens, enxergar objetos e pessoas duplicadas, formação de halos nas imagens principalmente à noite, cores mais opacificadas que o usual, sensibildiade à luz e mudança frequente no grau do óculos.
No início a catarata pode provocar uma alteração no grau do óculos e na qualidade de visão , diminuindo o grau nos hipermétropes ou aumentando o grau nos míopes. Pacientes que nunca foram míopes podem se tornarem míopes em um olho tendo a falsa impressão que visão esta melhorando, pois começam a ler para perto sem utilizar óculos.
É possível prevenir a catarata nos olhos?
A evolução e a velocidade de progressão dependem de muitos fatores, como hábitos de vida e fatores genéticos, não sendo possível prever a velocidade de evolução e a idade de surgimento.
É possível prevenir fatores que contribuem para o surgimento da catarata de forma precoce, entre eles:
- Evitar tabagismo
- Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
- Ter uma alimentação saudável;
- Atividade física regularmente
- Menor exposição aos raios UV;
- Controle de Diabetes
Não há medicações ou colírios aprovados até o momento que são comprovadamente eficazes na prevenção da catarata.
Como é feito o diagnóstico e o tratamento?
O diagnóstico é realizado através de uma avaliação oftalmológica completa.
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interferir na realização das atividades diárias.
Como é realizado a cirurgia de catarata?
A escolha da abordagem anestésica deve considerar grau de colaboração e relaxamento do paciente, além de tempo cirúrgico. A mais amplamente utilizada é a anestesia tópica, com instilação de anestésico sobre a superfície do olho através de colírio, sem a necessidade de injeções ao redor do globo ocular.
Durante a cirurgia, são realizadas duas incisões auto-selantes, isto é, são confeccionadas de tal maneira que após a retirada dos instrumentos cirúrgicos, elas se fechem e não seja necessária a realização de suturas (pontos) .
A retirada da catarata ocorre através do aparelho de Facoemulsificação, que é capaz de fragmentar com ultrassom e ao mesmo tempo, aspirar os fragmentos resultantes deste processo.
Ao final da remoção de toda a catarata, o olho está pronto para receber o implante da lente intraocular (LIO).
Existe uma vasta gama de opções e a escolha deve ser antecedida de uma criteriosa avaliação clínica, orientação quanto às vantagens e desvantagens de cada tipo de lente e ajuste da expectativa do paciente.
Como é a recuperação após a cirurgia de catarata?
A cirurgia de catarata é um procedimento seguro, rápido e eficaz de ser executado desde que se tenha domínio da técnica e os equipamentos necessários e avançados para este procedimento. Todo o processo dura em média de 20 a 30 minutos, e o prazo de recuperação é gradativo com uma recuperação visual em torno de 20 a 30 dias.
O paciente pode voltar para casa no mesmo dia.
O retorno as suas atividades cotidianas é gradativa e deve ser analisada em especifico por paciente.
Fonte:
- Academia Americana de Oftalmologia (AAO).
- Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)